David Brainerd [1718–1747]

Marcone Bezerra Carvalho
série O mundo não era digno deles





Missionário americano entre os índios pele-vermelhas. Era calvinista e pertencia à Igreja Congregacional. Foi contemporâneo do avivalista Jonathan Edwards, tendo sido noivo de sua filha.
Enfrentou muitas dificuldades: aos 10 anos, perdeu seu pai; aos 15, a mãe; ainda jovem contraiu tuberculose, doença que o castigaria bastante. Por certo, as lutas contra a depressão se relacionam a essas duras experiências.
Todavia, sua curta vida entre nós não impediu que sua influência fosse perpetuada ao longo das gerações. O diário de Brainerd tem sido uma fonte de inspiração para muitas gerações e influenciou, dentre outros, Henry Martin, William Carey, John Wesley e Adoniram Judson.
Convertido em 1739, pouco antes de ingressar na Universidade de Yale, quando completou 23 anos prometeu “ser totalmente do Senhor, para ser sempre dedicado ao seu serviço”. Em 1742, ao comentar para seus colegas que certo “professor era mais sem graça do que uma cadeira” – comentário que chegou à direção de Yale -, foi expulso. Apesar do pedido de perdão e de uma confissão escrita, a decisão foi mantida. Este episódio o feriu profundamente. Por isso, passou a dedicar mais tempo à oração e ao jejum.
Nesse processo de amadurecimento, foi ordenado em 1744, despediu-se da família e, enviado por uma agência missionária escocesa, foi viver entre os índios. Freqüentemente tinha sérias crises de saúde, pioradas pelos invernos rigorosos. Viajava por imensas distâncias a pé ou a cavalo. Além das pregações, dava aulas de inglês para os aborígenes. Seu ministério, apesar de curto, foi abençoado: centenas de índios foram convertidos.
Faleceu, de tuberculose, em 1747. Jonathan Edwards, que pregou no seu funeral, publicou o livro “A Vida e o Diário de David Brainerd”. Tempos depois, em Yale, devido ao seu exemplo ministerial, o nome de Brainerd foi dado a um prédio – o único da Universidade em homenagem a um aluno que foi expulso dela.

Creative Commons License
David Brainerd [1718–1747] by moravios is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0 International

Deixe uma resposta