Pontes de Deus no mundo muçulmano

30 dias de oração pelo mundo muçulmano

icon_desafiosUma pesquisa com mais de mil crentes de antecedentes muçulmanos de movimentos para Cristo por toda a casa do Islã fez essa pergunta: “O que Deus usou para te trazer a fé em Jesus Cristo? Nos conte a sua história.” Suas respostas revelaram inspirações singulares nas pontes de Deus, as maneiras de Deus trabalhar atraindo milhares de muçulmanos para Cristo.

1) Fé

Foi pela fé que as primeiras gerações de missionários cristãos entraram na Casa do Islã para proclamar um evangelho que foi recebido com dura resistência. Muitos desses missionários nunca viram os movimentos que estão acontecendo hoje – eles só viram e deram as boas vindas a isso de longe” (Hebreus 11:13). É a fé que ajudou a produzir a colheita sem precedentes que estamos vendo hoje. (Hebreus 12:1)

2) Oração

Ao longo dos quase 14 séculos, houveram apenas 82 movimentos de muçulmanos para Cristo documentados. É claro que desses 82, 69 deles (84%) aconteceram apenas nas duas ultimas décadas. Não é por acaso que esses movimentos muçulmanos contemporâneos para Cristo coincidiram com duas décadas e meia de fervente oração que acompanharam o “30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano.” Suas orações estão abrindo portas (Apocalipse 3:8) para muçulmanos ouvirem e responderam ao evangelho como nunca antes.

3) Escrituras

Deus prometeu que Sua palavra não voltaria para Ele vazia (Isaías 55:11), mas a menos que a Bíblia seja traduzida nas línguas dos perdidos como entenderão ou como crerão (Romanos 10:14)? Mais Escrituras foram traduzidas nas línguas do coração dos muçulmanos nas três ultimas décadas do que em todos os 13 séculos anteriores.

4) Atividade do Espírito Santo

Jesus prometeu que o Espírito Santo iria “convencer o mundo da culpa quanto ao pecado, a justiça e ao juízo” (João 16:8). Diante de cada movimento muçulmano para Cristo tem ocorrido o trabalho de convicção do Espírito Santo através de sonhos, visões, encontros divinos e orações respondidas.

5) Testemunho fiel de cristãos

Os movimentos muçulmanos para Cristo de hoje são o resultado de incontáveis cristãos fiéis de todos os ramos do cristianismo que sempre tem compartilhado do evangelho com muçulmanos.

6) Aprendendo com o Corpo de Cristo

Hoje, os discípulos de Cristo estão aprendendo do emergente Corpo de Cristo dentro da Casa do Islã como alcançar muçulmanos. Avanços na Indonésia encaminham novos movimentos na África sub-Saariana; novas abordagens do Sul da Ásia estão produzindo novos frutos na Ásia Central. Se formos alcançar o mundo muçulmano para Cristo, devemos ser aprendizes humildes.

7) Comunicação

Uma razão porque mais muçulmanos estão vindo para Cristo hoje mais do que antes é que o evangelho está sendo proclamado mais amplamente e mais efetivamente do que antes. Avanços tecnológicos em formas que seriam inimagináveis a apenas umas poucas décadas. Cristãos adotam traduções contextualizadas dos evangelhos e métodos de testemunhar que têm permitido que muçulmanos ouçam a mensagem do evangelho sem se distraírem com armadilhas culturais daqueles que estão proclamando.

8) Descoberta

Historicamente, muçulmanos têm resistido à palavra de que estão perdidos e precisam do evangelho, mas quando eles descobrem por si mesmos – através de encontros com o Cristo vivo – eles são pegos pelo mesmo poder do evangelho que abraça crentes por todo o mundo. Nosso desafio é criar meios pelos quais eles possam descobrir por si mesmos as boas novas de Jesus Cristo.

9) O próprio Islã

Isso é uma surpresa para muitos cristãos, mas muitos crentes com antecedentes muçulmanos relatam que lendo o Alcorão em sua própria língua, ao invés de em uma língua árabe incompreensível, foi o meio pelo qual Deus usou primeiramente para revelar a eles que estavam perdidos e precisavam de um Salvador.

10) “Nativização”

“Nativização” significa gerado de dentro. Embora movimentos muçulmanos de Cristo começam com alguém de fora de seus mundos trazendo-lhes as boas novas – assim como Cristo veio ao nosso mundo de fora – começa a formar raiz e a multiplicar quando é feito “nosso”, afirmam os crentes de antecedentes muçulmanos, e quando é traduzido para suas próprias culturas e cosmovisões.

Conheça o ministério 30 dias de oração pelo povo muçulmano

Creative Commons License
Pontes de Deus no mundo muçulmano by moravios is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0 International

Deixe uma resposta