William Carey [1761–1834]

Marcone Bezerra Carvalho





É considerado o pai das missões modernas. Nasceu na Inglaterra, no seio de uma família pobre. Estudou várias línguas, geografia, história, Bíblia, biografias missionárias e as aventuras do Capitão Cook.
Convertido na adolescência, pertencia a um grupo de batistas. Dedicava-se ao estudo nas horas de folga. Pastoreava uma igreja pequena e, para se sustentar, fazia sapatos.
Em 1792, publicou o livro “Uma inquirição sobre a responsabilidade dos cristãos em usarem meios para a conversão dos pagãos”. Demonstrava grande preocupação missionária e queria se envolver diretamente na evangelização dos pagãos. Numa pregação, falou: “Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus”.
Em 1792 foi organizada a Sociedade Missionária Batista e, no ano seguinte, Carey rumou para a Índia. A estratégia empregada por Carey se baseava nos seguintes pontos: a) conversão individual; b) formação de uma igreja nacional autônoma; c) uso de leigos bem preparados no estudo da Bíblia; d) preparo de pastores nacionais; e) tradução da Bíblia e de literatura cristã; f) participação ativa na sociedade, influenciando a legislação e o ensino.
Carey teve sucesso, mas também enfrentou grandes dificuldades, começando em seu próprio lar. Sua esposa não se adaptou à vida longe da pátria. O relacionamento com a Sociedade Missionária nem sempre foi harmonioso e os problemas econômicos eram constantes.
Depois de muitos anos de trabalho, pôde colher os resultados evangelísticos, fundar uma igreja e traduzir a Bíblia para várias línguas e dialetos. Sofreu, então, um grande abalo, quando um incêndio destruiu as traduções que tinha feito e todo o material tipográfico. Começou tudo de novo. Posteriormente agradeceu a Deus porque sentiu que, na segunda vez, seu trabalho ficou melhor.
Traduziu a Bíblia para 35 línguas e dialetos e outros livros para a cultura indiana também. Influenciou o governo indiano para a proibição do “sati”, a queima das viúvas junto com o cadáver do marido. Estabeleceu uma sociedade agrícola para melhorar a nutrição. Lutou contra o sistema de castas. Estudou e se tornou mestre dos escritos clássicos em sânscrito. Carey entendia que a obra missionária incluía a transformação dos paradigmas de uma nação e, para que isso ocorresse, era preciso conhecer profundamente a cultura local.

Creative Commons License
William Carey [1761–1834] by moravios is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0 International

Deixe uma resposta